ENSINO FUNDAMENTAL

   O lema do Equipe 1 é despertar em seus alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores. 

    Do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, o nosso objetivo maior é a formação de crianças felizes e capazes, orientadas no caminho do conhecimento, estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento. Estimulamos a inventividade e a curiosidade, fundamentais nessa fase de descobertas. Conseguimos fazer nossas crianças aproveitarem sua infância e quererem desvendar, com a mesma motivação, os mistérios que envolvem a Linguagem e seus Códigos, as Ciências da Natureza, a Matemática, as Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença - em suas vidas adultas e no mundo.

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A equipe pedagógica acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

* Formação do leitor

Além das leituras em sala de aula, as crianças possuem horários semanais de visita à Biblioteca e momentos de hora do conto. Entre os projetos literários desenvolvidos está a FleQ1 (Feira Literária do Colégio Equipe 1), oportunidade para os estudantes pesquisarem as obras de determinado poeta e realizarem dramatizações, releituras e declamações.

* Hábitos de estudo e tarefas de casa

Desde cedo, o estudante precisa  criar sua própria rotina de aprendizagem dentro e fora de sala de aula. A cada etapa, os professores e o Serviço de Orientação Pedagógica desenvolvem ações, identificando estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo positivamente para o desempenho escolar.

* Valorização da Cultura Brasileira

Por meio de diferentes atividades, os estudantes resgatam aspectos culturais de música, dança, culinária e vocabulário brasileiro. São realizados projetos interdisciplinares, pesquisas, saídas de estudo, exposições e apresentações na unidade escolar.

 

    Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões, assim como o desenvolvimento da cidadania e  práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

   Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo, que ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores.

* Projetos interdisciplinares

    Os estudantes são estimulados a vivenciarem projetos que os possibilitem explorar as diversas habilidades e conhecimentos de mundo que cada estudante traz consigo, aperfeiçoando os olhares e aproximando-os de assuntos e temas de forma criativa e prazerosa. Além disso, despertamos a conscientização para diversos assuntos como: sustentabilidade, bullying  e futuro profissional.
 
 

Dr. Alfredo Bakcer, 989, Alcântara, São Gonçalo / RJ

Tels: (21) 2701-6869 / 2620-1423